O município de Macaparana possui uma beleza natural que emociona. Por estar localizado na região de transição entre a Mata e o Agreste, apresenta características diversas de solo e clima. Por exemplo, no distrito de Pirauá, distante 10 quilômetros do centro da cidade, o clima chega aos 10 graus centígrados em alguns meses do ano. Enquanto isso, no outro extremo do município, o clima chega aos 35 graus, ardendo as paisagens cobertas de canaviais.
A arquitetura dos velhos engenhos de cana, preservando as características originais onde se fabricava a aguardente, as fontes naturais de água doce, o as áreas onde a mata Atlântica continua intacta, são algumas atrações que podem ser exploradas pelo turista numa visita a Macaparana.
Cavalgada Ecológica
Dentro das comemorações das Festividades Juninas, a Prefeitura deste município criou no ano de 1997 a Cavalgada Ecológica. Um evento que vem reunindo um número maior de participantes a cada ano. A proposta dos idealizadores da Cavalgada era proporcionar um passeio pelas belas paisagens naturais da Zona Rural do Município.
Nos dois primeiros anos, o trajeto (cerca de 8 quilômetros) tinha como ponto de partida o distrito de Pirauá, na Serra do Pirauá, um dos pontos mais elevados da região, seguia pelo Sítio Santo Antônio, passando pela turística Pedra do Bico e finalizando o percurso no Engenho Pau D' arco, onde pedem ser vistas aves raras e flores campestres por entre as matas.
Por conta das atrações juninas que se apresentam na Casa de Reboco, clube popular montado na avenida principal da cidade, no terceiro ano da Cavalgada
Ecológica, a saída continuou sendo na Vila de Pirauá, mas, o trajeto foi mudado. Ao invés de seguir rumo a Pau D'arco, os cavaleiros passaram a cavalgar rumo a sede do município, onde toda a infra-estrutura montada para as festividades juninas davam maior comodidade e segurança para os participantes do evento.
A receita deu certo e o número de turistas, cavaleiros ou não, aumenta a cada ano. A Cavalgada Ecológica de Macaparana é atualmente uma das principais atrações turísticas do município. O percurso de Pirauá à Macaparana é de 9 quilômetros.
Em 2002, a VI Cavalgada Ecológica de Macaparana foi realizada no dia 09 de junho com saída às 12 horas do distrito de Pirauá e chegada às 16h na Casa de Reboco, em Macaparana, onde aconteceu um grande show de Rita de Cássia, Redondo, Banda Som do Norte.
No percurso os participantes tiveram acesso a cervejas, refrigerantes, água mineral e almoço. O clima frio da Serra do Pirauá ficou ainda mais baixo devido a chuva. Praticamente todo o percurso da cavalgada foi realizado sob a chuva, cerca de 500 cavaleiros e amazonas participaram do evento neste ano.
Engenho Monte Alegre
Os antigos e conservados engenhos de açúcar de Macaparana vêm se tornando excelentes locais para visitação. Neles o visitante desfruta de clima agradável, foge da poluição dos grandes centros, cavalga, caminha em meio as plantações, enfim, revive a história dos desbravadores da região.
Em Monte Alegre além da sede do engenho e as construções rústicas das pequenas casas dos moradores, a Igreja que foi construída atrelada ao cemitério do local, é o ponto mais visitado pelos turistas pois, é lá que encontram-se os restos mortais do ex-governador de Pernambuco, Dr. Manoel Borba.
Orquideas de Paquevira
A localização do Sítio Paquivira tem o clima abaixo do tradicional na região. Isso acontece porque o local está no topo da serra do Pirauá, o ponto mais elevado do município de Macaparana.
Em alguns dias do ano o clima chega aos 10º centígrados favorecendo a preservação de espécies raras de orquídeas. As flores raras e de preço elevado no comércio internacional, são encontradas facilmente em árvores a margem da estrada ou nos muitos sítios de Paquivira. Para ver de perto essa maravilha da natureza é só seguir rumo ao distrito de Pirauá, há 10 quilômetros da sede.
Pedra do Bico
Formação encravada rochosa na zona seca da região. Do topo das pedras se tem uma belíssima visão dos córregos por onde passa o Rio Paraíba.
O local é místico e bastante visitado por historiadores que vêm em busca das lendas do aparecimento da imagem de Santo Antônio e dos coitos de cangaceiros feitos no início do século no local, e ufólogos que afirmam que a Pedra do Bico é ponto constante de visita de OVNIS. Para se chegar ao local o acesso é pelo distrito de Pirauá, aproximadamente 16 quilômetros do centro de Macaparana.
Pedra de Goiânia
Esse belo local é composto por uma formação rochosa encravada e alta . Sua localização é de fácil acesso pela estrada de terra que liga a distrito sede à Vila de Pirauá ou a Vila de Poço Comprido, rumando para a Serra do Amburá, aproximadamente 12 quilômetros do centro de Macaparana.
No local também se pratica caminhadas em trilhas pela mata e estudos sobre a biodiversidade de vegetais existentes na região.
sábado, 9 de abril de 2016
MACAPARANA e seu POTENCIAL TURÍSTICO
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Dilma cogitou deixar o PT e governar com união de partidos da base e de oposição
No centro de debates sobre a posição que deputados do PT deveriam adotar no Conselho de Ética em relação ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Dilma Rousseff cogitou deixar o Partido dos Trabalhadores e propor a composição de um governo suprapartidário. A informação é do jornal Folha de São Paulo, que destaca ainda que por não ter plena confiança em Dilma, o ex-presidente Lula admitia que, caso fosse preciso, lutaria para salvar o projeto do partido mesmo sem a presidente.
Assinar:
Postagens (Atom)